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Plano Anual de Atividades

O CSSJP elabora um plano anual de atividades para cada ano civil, direcionado às respostas sociais de ERPI, Centro de Dia e SAD.

Este plano tem como principal objetivo definir a animação dos idosos como a maneira de atuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida dos mais velhos, sendo um estímulo permanente da vida mental, física e afetiva da pessoa idosa.

A elaboração do Plano Anual de Atividades prevê a refleção, a identificação de necessidades dos utentes, pôr em causa decisões, avaliar resultados e/ou atividades em conjugação com os idosos, solicitar a colaboração dos familiares na sua elaboração, de forma a perspetivar-se o futuro, sempre com o intuito de se obter a qualidade e a excelência.

 

Documentos Institucionais

Os documentos que regem a atividade do CSSJP estão disponíveis para consulta:

 

Serviços

“O envelhecimento é um processo universal, inerente a todos os seres vivos, e que tem o seu início a partir do momento em que se dá a concepção. Vários autores dividiram o processo de envelhecimento em três componentes, que são o envelhecimento biológico, o envelhecimento social e o envelhecimento psicológico.

Ao longo do processo de envelhecimento, as capacidades de adaptação do ser humano vão diminuindo, tornando-o cada vez mais sensível ao meio ambiente que, consoante as restrições implícitas ao funcionamento do idoso, pode ser um elemento facilitador ou um obstáculo para a sua vida”. 

Luís Jacob - 2007

 

O CSSJP dispõe de uma equipa especializada de profissionais com uma vasta experiência na área e disponibiliza aos utentes diversos serviços:

ERPI (Estrutura Residencial Para Idosos)

Área de recepção, 19 quartos (9 individuais e 10 duplos com instalações sanitárias privativas e mobiliário ergonómico adaptado a esta realidade), 2 salas de actividades e 1 de convívio, biblioteca, refeitório, sala de oração, salão de cabeleireiro, gabinete médico, gabinete de enfermagem, cozinha e lavandaria.

Possui espaços físicos adaptados e organizados de forma a satisfazer todos os serviços a prestar a esta faixa etária:

  • a) Alimentação adequada às necessidades dos residentes, respeitando as prescrições médicas;
  • b) Cuidados de higiene pessoal;
  • c) Tratamento de roupas;
  • d) Higiene dos espaços;
  • e) Actividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais que visem contribuírem para um clima de relacionamento saudável entre os residentes e para a estimulação e manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas;
  • f) Apoio no desempenho das actividades da vida diária;
  • g) Cuidados de enfermagem, bem como o acesso a cuidados de saúde;
  • h) Administração de fármacos, quando prescritos.
Centro de Dia

Área de recepção, sala de Actividades (em comum com outras respostas sociais), sala de Convívio (em comum com outras respostas sociais), refeitório (em comum com outras respostas sociais), salão de cabeleireiro (em comum com outras respostas sociais), sala de oração (em comum com outras respostas sociais), gabinete de enfermagem (em comum com outras respostas sociais), gabinete médico (em comum com outras respostas sociais), instalação sanitária para banho assistido, 5 instalações sanitárias comuns, cozinha e lavandaria (em comum com outras respostas sociais) e 1 viatura de 9 lugares adaptada para transporte de deficientes.

Serviços prestados e actividades desenvolvidas:

  • a) Cuidados de alimentação, incluindo dietas especiais (pequeno-almoço, reforço alimentar a meio da manhã, almoço e lanche);
  • b) Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • c) Cuidados médicos e de enfermagem, mediante pagamento, segundo tabela de preços em vigor no CSSJP;
  • d) Tratamento de roupas;
  • e) Apoio/acompanhamento psicossocial;
  • f) Animação/Ocupação/Lazer;
  • g) Transporte.
SAD

Área de recepção, sala de Actividades (em comum com outras respostas sociais), sala de Convívio (em comum com outras respostas sociais), cozinha e lavandaria (em comum com outras respostas sociais) e 2 viaturas ligeiras.

Cuidados e Serviços prestados:

  • a) Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • b) Fornecimento e apoio nas refeições (almoço e jantar de 2.ª feira a domingo), respeitando as dietas com prescrição médica;
  • c) Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
  • d) Tratamento de roupa de uso pessoal do utente;
  • e) Actividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade.
Outros Serviços:
  • Confecção de Bolos de Aniversário 
  • Manicure e Pedicure
  • Serviço de cabeleireiro
Ementas

As ementas estão disponíveis para consulta:

 

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